segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Para mim Liberdade, Igualdade e Fraternidade estão entre as palavras mais poderosas, juntamente com o sentido delas. São palavras que também me inspiram e balizam meus desejos. O mais comum é associar essas palavras à revolução francesa, que teve como lema esses três pilares. Pouca gente se dá conta, mas as cores não são mais somente o azul, o branco e o vermelho. Existe um universo de cores bem maior e está "acontecendo" aqui na América Latina, no nosso vizinho mais pobre economicamente, na Bolívia.
Já escutei muita gente falando ferozmente contra Evo Morales. Muita gente, é obvio, influenciada pela condução de mentes que provoca o jornalismo comercial da Veja, da Globo e dessa mídia tendenciosa, que é a que nos bombardeia por todos os lados, sem trégua.
Lembro quando a Bolívia nacionalizou a produção de gás e petróleo no país. Escutei até que o Brasil deveria bombardear o país vizinho (deve ser influência dos filmes estadunidenses). Se tivéssemos estudado a história dos países vizinhos saberíamos o quanto a Bolívia sofreu e foi explorada por empresas estrangeiras, chegando quase a ter toda sua água privatizada.
Ninguém se deu conta, mas naquele momento a Bolívia começava a reconquistar sua LIBERDADE.
Ainda é comum escutarmos piadas preconceituosas sobre o "índio" que virou presidente, inclusive em programas de TV brasileiros. Que foda! Povos indígenas, representantes das mais ricas culturas, muitas destruídas e apagadas desde o Alaska até a Terra do Fogo pela dominação européia, são os primeiros habitantes deste continente e ainda são tratados como povo de segunda classe.
Desde o início de seu governo Evo Morales, que é da etnia Aymara, tenta compor seu governo com representantes de todas as etnias e povos da Bolívia. Agora em janeiro, início de seu segundo mandato, disse ele ter realizado um grande sonho ao ter um governo com equidade de gênero. Dez mulheres estarão ao lado de dez homens no primeiro escalão do governo daquele país, dando ao mundo um belo exemplo de IGUALDADE.
Para quem gosta de falar de economia, como resultado de diversas ações (também aquelas sobre as multinacionais) a Bolívia cresceu em média nos últimos quatro anos cerca de 4,5% ao ano. Conseguiu também o perdão de U$ 1 bilhão de sua dívida externa junto ao BID. Esses dividendos foram fortemente direcionados para programas sociais. O que muitos chamam de populista está salvando a vida e dando dignidade ao um povo esquecido por séculos.
Realizando essas políticas públicas, que olham para os mais humildes do país, beneficiando aposentados, mães carentes que estão amamentando e famílias que mantêm crianças e adolescentes na escola, o governo boliviano está protagonizando a verdadeira FRATERNIDADE.
Essa revolução ainda não está nos livros de História, talvez porque ela não tenha glamour!

Nenhum comentário:

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button