sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Se a Polícia é um braço do Governo, temos que começar pelo cérebro...

Sempre converso com minha esposa sobre a organização que vimos em outros países, sobre a educação, limpeza e outras coisas estruturais que países de primeiro mundo atingiram. Tivemos a oportunidade de morar fora, ela na Inglaterra e eu na Austrália e conhecer alguns outros países. Mas o engraçado é que nunca me imaginei vivendo por muito tempo num país destes chamados desenvolvidos e sempre defendi que temos que "construir" o nosso país, valorizando o que temos de bom.
Hoje, vendo as imagens do protesto contra o aumento da tarifa de ônibus no centro de São Paulo, pela primeira vez, tive saudade do tempo que vivi na Austrália. Vendo as imagens da polícia paulista reprimindo os manifestantes, com bombas, spray de pimenta e cacetadas, me lembrei de diversos protestos que vi em Sydney, onde os manifestantes eram acompanhados pela polícia ao longo da George Street (principal avenida da cidade) e os policiais organizavam uma faixa para que os manifestantes pudessem circular por todo o trecho central da cidade. Algumas vezes os protestos paravam aquela avenida por horas. Protestos de imigrantes, de estudantes, contra o governo australiano, contra o partido comunista chinês, contra o massacre em Mianmar. Vi todo tipo de protesto, alguns bem de perto. Quando os manifestantes se movimentavam os policiais acompanhavam o protesto, mas nunca vi um ato de violência para esses protestos.
Agora pouco, olhando a foto no UOL Notícias, de um policial com uma arma de fogo na mão, me deu até um frio na espinha. Sem contar as outras imagens de violência da polícia. Segundo a reportagem de Guilherme Balza não houve violência por parte dos manifestantes.
Que existem muitos maus policiais nós sabemos, como existem maus médicos, professores ou quaisquer profissionais de qualquer outra classe, mas sempre tive muito respeito pela Polícia Militar.
Mas como a Polícia é um dos braços do governo, neste caso o municipal amparado pelo estadual (pois a nossa polícia equivocadamente é estadual), tenho certeza da diretriz passada pelo Prefeito, aliado político do Governador de São Paulo. O ritmo destes policiais foi direcionado já no quartel e os soldados já saíram com sangue nos olhos, deixaram a dignidade em casa.
Falta civilidade, falta humanidade, falta educação, falta governo. Devemos protestar sempre!!!
Foto de protesto em Sydney, Austrália. Na principal avenida da cidade a Polícia acompanha os manifestantes.

4 comentários:

adriana disse...

Uma pena, lamentável, triste. Ontem mesmo estava comentando com as meninas com quem trabalho sobre o modo de vida em outros países, falamos sobre educação, limpeza nas ruas, respeito do governo pelo povo, respeito do povo pelo povo, moradia decente, acesso à saúde, dignidade e principalmente o assunto em pauta, SEGURANÇA.
Vira e mexe "discutimos" em casa, eu e meu marido (o Mosca), sobre o trato da polícia com a população. Incrivelmente sempre me revolto, e ele, sempre diplomático, me diz "nem todos são assim", no entanto ontem à noite quando ele me chamou para mostrar as fotos INDESCENTES e VERGONHOSAS da Polícia Militar do Estado de São Paulo, impedindo uma manifestação e pior de forma super agressiva...putz, me virou o estômago, essa foi a sensação.
Daí eu questiono cadê a... Como chama mesmo?! Ah, DEMOCRACIA...
Pois é, o brasileiro infelizmente tem um péssimo hábito de simplesmente aceitar tudo: a fila do banco que não anda e não pode mais extrapolar 15 minutos de espera, o abuso das operadoras de telefonia móvel, fixa afins e agregados, os preços cobrados errados no caixa do supermercado (grandes redes - campeões de passar a perna em quem está um tantinho distraído), enfim o brasileiro aceita T U D O.
E quando pessoas estão exercendo cidadania vem a polícia (quem deveria cuidar, assistir) espancar o povo!!! E com anuência, ordem dos governantes!!! Outra pergunta: o que tanto eles fazem fazem fazem e NÃO FAZEM NADA? Da medo gente, da medo. Ficamos sem prumo, sem saber em quem confiar, acreditar, será que não podemos reivindicar nossos direitos?! Ô Governador logo o senhor, ex-presidente da UNE!!!
Lamentável, lamentável o preço da passagem, lamentável a agresão da polícia, lamentável o Governador do Estado de São Paulo, lamentável o Prefeito Kassab.
O direito de ir e vir é real ou não? Existe Democracia ou não?! Temos direito e dever de cobrar e protestar, temos direito e dever de exercer nossa cidadania na forma literal da palavra.
Não é certo, não é justo, não dá pra simplesmente aceitar caladinho, vamos por a boca no trombone e assoprar bem forte, seja através dos "blogs", "emails", na rua, sei lá, o que não dá é simplesmente cruzar o braços.

Concordo em gênero, número e grau, "DEVEMOS PROTESTAR SEMPRE!!!"

Adriana Mendes Moscatelli

Elizabeth disse...

O Pior é que não é o primeiro protesto contra aumento das passagens no qual a polícia se exalta , quando a passagem aumentou de 2,00 para 2,30 reais (2006), a violencia dos policiais foi terrivel, com um aparato digno de guerrilha, os estudantes mobilizados fizeram m enterro simbolico do prefeito Kassab.
Mais uma vez estamos diante de um fato de falta de respeito, não só com os protestantes mas também com os policiias que não são preparados adequadamente para lidar com situações de conflitos pacificamente. Uma marca dessa gestão é violência em muitos aspectos, quem não se lembra quando o "nosso" prefeito xingou, empurrou e expulsou uma pessoa da terceira idade, que protestava contra medidas de seu governo, durante a inalguração do AMA (01/02/2009), segundo Kassab... "eu me se descontrolei" e " que faria tudo de novo se fosse necessário". (lindo isso né????)
Podemos esperar que tipo de respeito de uma pessoa dessa??? Não podemos esperar, devemos buscar o mínimo que a uma espécie merece...respeito!

disse...

Pois é..... a humanidade está perdendo e invertendo valores importantes para uma boa civilidade. Estamos vivendo um momento de crise consciencial em todos os setores da vida. Precisamos estar atentos para não nos deixarmos contaminar com as energias de guerra que assolam os corações, contudo, não devemos nos calar ou cairmos na inércia pela insegurança ou falta de esperanças.
Temos um papel a cumprir neste Planeta, peçamos sabedoria para atuarmos de forma íntegra e equilibrada em nossos propósitos de mudança a fim de que venhamos a ser a paz que tanto sonhamos.
Talvez não seja fácil, mas também não é impossível. JUNTOS SEREMOS FORTES.... um ditado africano nos diz: "A união do rebanho faz o leão dormir". Que assim seja

Ricardo Moscatelli disse...

Abaixo copio meu comentário no portal da Policia Militar do Estado de São Paulo, por enquanto meu único protesto:
"Olá, gostaria de expressar minha tristeza ao ver ontem as imagens da violência que a Polícia Militar do Estado de São Paulo cometeu aos manifestantes que protestavam contra o aumento da tarifa de ônibus.
Eu sempre fui uma pessoa que defendeu a Polícia Militar quando as pessoas generalizavam, vendo alguma notícia de algum mau policial. Mas o que aconteceu ontem me deu a nítida impressão de que a diretriz era o choque aos manifestantes. Morei por algum tempo na Austrália e vi protestos de todos os tipos naquele país, e eram sempre “acompanhados” pela polícia, nunca agredidos.
Imagino também que diretriz é dada talvez pelo Prefeito ou até pelo Governador, mas o comando da Polícia não pode fazer algo para ir contra esse ato de não civilidade?
Lamentei muito e saibam que a população (feita também por pessoas de bem) tem cada vez mais medo da polícia, e isso não está associado ao respeito."

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button