segunda-feira, 26 de julho de 2010

Campanha "Adote um Deputado"

Um dos temas que mais chateiam em nosso país e em países não desenvolvidos plenamente é certamente política. A forma como muitas vezes ela é feita nos incomoda muito e todo mundo tem uma reclamação contra um político, contra a falta de políticas públicas eficazes, administrações e a forma na aplicação do Orçamento Público.
Sempre tive em mente (para explicações mais rápidas) a função da administração pública imaginando uma historinha bem simples: supondo que “começássemos de novo”, nessa condição não haveria ainda nenhum cargo público, órgãos públicos ou qualquer organização nos serviços públicos Federal, Estadual ou Municipal. Desta forma seríamos obrigados a nos organizar desde o princípio, elegendo pela primeira vez as pessoas que seriam responsáveis por organizar os serviços comuns (ou públicos).
Se conseguirmos realmente imaginar essa situação, onde não haja organização nenhuma, e tendo que começar tudo de novo, acredito que podemos assimilar a importância de acompanhar as pessoas que elegemos para organizar nossa vida em cidades, províncias, estados, países.
Hoje em dia a impressão que tenho é que não fazemos a mínima questão de entender a função das pessoas públicas que elegemos e muito menos acompanhamos o que eles fazem.
Quando elegemos os membros das assembléias (Vereadores, Deputados e Senadores) que em tese são os mais próximos do povo, devemos ter em mente que eles são nossos representantes perante a Administração, ou Poder Executivo (prefeituras e governos estaduais e federal), fiscalizando os Orçamentos e suas aplicações nos atos dos Prefeitos, Governadores e Presidente. Sendo assim podíamos então fazer um exercício simples, a começar nesta próxima eleição e adotar um Deputado.
Com um efeito retroativo, já que a maioria de nós foi negligente até agora, não acompanhando o mandato de quem votou, podemos começar fazendo uma pesquisa para descobrir em quais temas esse Deputado se engajou, em quais projetos e propostas ele votou contra e à favor.
Se temos alguma área em específico que gostamos mais, como Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Dívida Pública, Direito dos Idosos, Educação, Política Externa etc. podemos, para começar, pesquisar como esse Deputado que votamos se posicionou a respeito. Esse seria um excelente começo para nós, que gostamos de reclamar, tomar alguma atitude e poder reclamar com o direito de um verdadeiro cidadão.
Vejo o Brasil ainda em construção, mesmo com o avanço que sabemos nosso país sofreu, a desigualdade ainda é muito grande e ainda não vivemos num lugar justo, com serviços públicos de qualidade, sem falar de Educação. Com toda a certeza pelos impostos que pagamos, isso seria plenamente possível.
Se realmente nos importamos devemos começar a, pelo menos, acompanhar o que os parlamentares fazem. Caso contrário não temos direito nenhum de reclamar sem correr o risco de sermos apenas rabugentos alienados.

Nenhum comentário:

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters