terça-feira, 23 de março de 2010

Educação, educação, educação!

Lembro me da resposta que Cristovam Buarque deu ao ser perguntado como o Brasil se tornaria um país de primeiro mundo: "Educação, educação e educação". Concordo, apóio e sonho com esse foco no Brasil.
Mas o tema da educação é sempre uma bandeira só para a eleição, passada a campanha, essa bandeira é colocada de canto. Não me refiro ao Senador Buarque, quem admiro, mas ao político profissional que sempre consegue enganar os menos atentos. Nós que moramos em São Paulo, que é o estado mais rico da Federação, podemos ver como a educação escolar está ficando precária, cada vez pior. Os professores, nossos mestres de outrora, pessoas que balizaram nossa educação, estão cada vez menos valorizados, tanto pelos governos como pelos cada vez menos educados cidadãos (se é que podemos chamar a massa alienada de cidadãos). Com salários baixíssimos e com o prestígio e a autonomia em baixa, a profissão de professor passa a ser quase uma missão religiosa. Em Guararema, minha cidade natal, a situação é um pouquinho melhor. Com todas as críticas que faço à administração daquela cidade, a educação é um ponto positivo, com muito a se melhorar, mas de longe a melhor da região.
Brasilzão adentro sabemos o quanto sofrem os professores e o quanto somos ainda um país de terceiro mundo. A Administração Pública (nas três esferas) esqueceu-se de bem administrar o que é público. Um exemplo, bem usado em discursos, mas nunca aplicado é o da Coréia do Sul, que investiu pesadamente em educação durante mais de trinta anos, de forma séria. Hoje eles tem o melhor ensino básico do planeta e como resultado pessoas mais educadas e um país mais desenvolvido, despontando em tecnologia, exportando cientistas.
Como ainda nem começamos qualquer passo sério nessa direção, coloco sempre mais trinta anos, no mínimo, para chegarmos a um patamar satisfatório.
E a educação que recebemos em casa? Putz, acho que essa também está bem longe do ideal, pois o que vemos por aí são pessoas bem mal educadas, egoístas acima de tudo, furando filas, desrespeitando os mais velhos, jogando lixo na rua e outras coisas lamentáveis. Gandhi certa vez disse que o pior mal do mundo era o egoísmo. Com toda certeza! Pensando só em nós mesmos é que somos capazes de cometer os maiores desrespeitos contra o coletivo.
Minha opinião é que, quanto a essa educação, independemos de governos. Entendo que é uma herança que recebemos de nossos pais ou educadores, somada a nossa "boa" índole e diria também um pouco de altruísmo e disciplina da nossa parte. Consultando o mestre Paulo Freire que disse "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo", posso resumir que temos participação na educação do nossos irmãos, não individualmente, mas coletivamente. 
Agora, e o sentimento coletivo? Quem sabe daqui a uns 60 anos...

3 comentários:

Claudia Joana disse...

Educação... trabalho a 20 anos nesta área e infelismente o que eu vejo é que cada vez mais as familias estão se desfazendo e deixando a responsabilidade da educação de seus filhos exclusivamente para a escola, nos temos participação importante na educação das crianças que passam por nossas mãos, mas não depende só da escola, os alunos chegam para nós sem noção nenhuma de respeito ao próximo,ao meio ambiente e nem a eles mesmos. Posso considerar uma grande vitória quando consigo atingir 30% dos alunos totalmente,50% parcialmente, e o restante... é só por Deus!!! Ainda bem que ao menos em Guararema o governo se preocupa com a educação, as escolas daqui podem ser mesmo consideradas as melhores da região, não só na parte física mas em todos os aspectos, e nós professores, pelo menos a maioria, tenta fazer o melhor!!
Paulo Freire foi muito bem lembrado nesta postagem, nos nos educamos mutuamente realmente!!

Ricardo Moscatelli disse...

Pois é Claudinha, essa educação é que é a mais difícil, a que se recebe em casa. Parece que são raros os lares em que os pais dão a devida atenção aos filhos...

Edu Cruz disse...

Massa Rick, vou seguir...

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters