domingo, 20 de outubro de 2013

O CONSUMO E O MEIO AMBIENTE

Ano a ano temos acompanhado a divulgação de relatórios ambientais sobre as condições do planeta Terra, feitos por respeitados órgãos e por organizações não governamentais que atuam com o tema do Meio Ambiente. Esses relatórios nos trazem informações sobre os recursos naturais que estão diminuindo, sobre a degradação da natureza pelos humanos e sobre o nosso impacto negativo no Meio Ambiente.
Vinicius Carvalho
Desde 1972, primeira reunião das Nações Unidas sobre o tema específico do Meio Ambiente, estamos recebendo alertas sobre nosso consumo desenfreado e a consequente degradação do planeta. Mesmo assim poucas atitudes efetivas são tomadas para diminuirmos ou, para os mais confiantes, zerarmos o impacto negativo do consumo humano na natureza.
Todo o impacto gerado é consequência do nosso consumo de produtos. Seja no consumo de combustível, que transporta todos os outros produtos (poluição do ar, esgotamento das reservas de combustível fóssil), seja no consumo de carne (desmatamento de florestas para cultivo de gado e produção de metano pelos animais) ou em outros produtos manufaturados que consomem madeira, plástico, metal ou qualquer minério (muitas vezes associados à contaminação do solo e da água).
A maioria absoluta das pessoas quando perguntadas se se importam com o Meio Ambiente diz que sim, mas, de fato, poucos de nós sabemos como realmente agir para a manutenção de um melhor Ambiente.
A verdade é que sempre esperamos que apenas os governos façam alguma coisa, resolvendo assim todos os problemas e que nosso compromisso com o Meio Ambiente se resume, muitas vezes, a plantar uma árvore ou a reciclar as embalagens dos produtos que compramos.
Particularmente, cada vez mais, por experiências e também por influência de alguns autores humanistas e anarquistas, acredito que a sociedade é capaz de ditar seus rumos, com influência mínima ou nenhuma (quem sabe um dia) dos governos. Para isso teremos que nos educar muito mais, com certeza.
Talvez quando passarmos a acreditar que está em nós (e não só nos governos) a capacidade de fazer um mundo melhor, aí começará a verdadeira revolução. Quando por exemplo, pararmos para prestar atenção em cada item que compramos e percebermos que ali, naquele momento da compra, está um gatilho, um acelerador ou o controle, quem sabe assim começaremos a diminuir os impactos negativos no planeta.
 É certo que precisamos consumir uma gama de produtos para o nosso conforto e para nosso dia a dia. Utilidades das quais muitos de nós já não consegue viver sem, porque hoje o nosso estilo de vida se tornou dependente de muitas coisas, nossa economia é baseada no consumo.
Já está comprovado que no ritmo que vamos, pelo nível de consumo dos países mais ricos (incluído cada vez mais o Brasil), não haverá recursos naturais suficientes dentro de uns 50 anos.
A grande sacada e o que está ao nosso alcance para contribuir com um melhor Meio Ambiente, minimamente que seja, é o EQUILÍBRIO do nosso consumo. Sendo equilibrados em nossas compras e no uso dos recursos naturais, como a água por exemplo, já estaremos iniciando um processo que poderá tornar o Planeta Terra mais saudável e habitável por mais tempo. Com sorte e empenho poderemos reverter o quadro de destruição que vivemos e isso se faz a partir de nossas escolhas, no momento em que compramos algo.

Para quem quiser saber mais dicas de Meio Ambiente ligadas ao consumo humano também pode pesquisar nos sites www.akatu.org.br e no www.alana.org.br

(Saiba também sobre empresas que não realizam testes em animais no site do PEA: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm)

Nenhum comentário:

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button