terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andamos para trás nas eleições

Jorge Luis Borges
Antes de tudo, é preciso que eu diga que minha primeira opção para Presidente era Marina Silva. Acreditava que ela trazia algo de novo para a discussão. Mesmo não sabendo como seria seu lido com as cobras do Congresso acreditei em sua serenidade e senti uma confiança que há muito não sentia em figuras públicas. Queria também que o Governo Federal desse uma "oxigenada", alternando o poder, trazendo sangue e idéias novas, mas nunca acreditei que o PSDB pudesse trazer esse algo novo, pra mim seria um retrocesso desastroso, além da guinada à direita.
Ontem Dilma Rousseff foi eleita Presidente do Brasil e acreditamos que ela dará continuidade ao governo Lula, com sua marca forte do social.
O governo atual está tendo o maior balanço positivo de nossa história recente. Mesmo quem conteste, basta ver todos os indicadores, os números explicarão isso e a imprensa internacional também. 
Mas quando digo "balanço" faço referência também a um termo contábil, em que se confronta o Ativo (chamaria de fatores positivos) e o Passivo (que chamaria de fatores negativos) e chegamos a um resultado, que repito, é positivo. Com isso consideramos todos os pontos negativos também do governo Lula, ao contrário dos meus amigos simpatizantes e apoiadores do Serra que só viam pontos positivos na candidatura do PSDB e nem se esforçavam para ver o lado negro do candidato e de seus aliados (Democratas, vide História do país), desconsiderando também os pontos positivos do governo de Lula. Aí repito a frase que mais falei durante esse processo eleitoral, que na verdade é de um grande amigo meu: "contra sentimento não há argumento".
Quando começaram a desconstruir a imagem de Dilma, e culpo a campanha tucana pelos resultados que explicarei, percebi que seria um processo sem volta na direção do crescimento da intolerância no nosso país.
Ontem quando cheguei em casa e dei uma olhada no Facebook a maioria dos comentários fazia referência a uma notícia de catástrofe no país, com frases e xingamentos de todos os tipos, desilusão e tristeza geral. (Não foi assim quando no começo deste ano as chuvas vitimaram milhares de pessoas pelo Brasil, inclusive em Guararema, minha cidade natal).
Esse fenômeno é fantástico, pois agora a assassina terrorista irá governar o país, não temos mais saída, é o fim do mundo. Muitos achando que o herói, garboso e incorruptível do Serra (que aliás nunca mentiu) iria salvar o país das mãos da bruxa má e do legado do presidente analfabeto. Esquecemos os conceitos e estacionamos no preconceito!
Hoje vi centenas de frases fascistas no Twiter contra os nordestinos, que na limitada visão dos autores foram quem elegeram Dilma. Vejo tudo isso com profunda tristeza, chegando a lembrar Borges quando disse, decepcionado, que não somos dignos da Democracia. Será que nos tornamos tão pequenos e atrasados assim?
Alguém se importa de verdade com as pessoas ou com o país ou é só lamentação de embalo? Existe trabalho na construção de um país maior e mais justo? O que estamos fazendo de fato, o que a sociedade está fazendo de fato?
Não vejo altruísmo, muito menos sentimento coletivo!

Nenhum comentário:

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button