sexta-feira, 9 de julho de 2010

O VALOR DO 9 DE JULHO

Lembro-me de um documentário que assisti faz muitos anos na TV Cultura sobre a Revolução Constitucionalista. Muito bem feito, o documentário contava este episódio que não é só do povo paulista, mas da história do nosso país. O programa de apenas um episódio nos remetia àquela época (1932) e passo a passo ia construindo aquele conflito, responsável por mais mortes de brasileiros do que a segunda grande guerra.
Minha mãe sempre conta (que sua mãe lhe contava) que em Guararema, depois dos Legalistas (Federação) terem vencido os Constitucionalistas (Paulistas), ficou por um período uma porção de soldados de outro estado na praça da cidade, e que quando as pessoas passavam por eles, estes os paravam e, em tom sarcástico, perguntavam "Você é Paulista?". Caso a resposta fosse positiva eram caçoados e ameaçados até mudar a resposta. Aposto que cada avozinho ou avozinha tem uma história para contar sobre essa luta de Paulistas contra a Federação, de Brasileiros contra Brasileiros.
Atrocidades e o golpe de Getúlio à parte, a revolução também teve os interesses de alguns Paulistas e Mineiros contrariados, quais não admitiram ver o gaúcho Getúlio Vargas no poder. Mas o grande lance dessa história para mim é que o movimento para a revolução foi sustentado por pessoas comuns, que lutaram para a construção de uma nova Constituição (democrática) e contra a ditadura que se instituía no país. Dos estados que inicialmente estavam junto com São Paulo pela nova Constitução e contra a ditadura de Vargas, apenas Mato Grosso se manteve leal até o fim.
Acho que todos nos lembramos dos nomes Martins, Miragaia, Drauzio e Camargo (ou MMDC), ícones da revolução, mas não nos lembramos que foram vidas sacrificadas pela opressão. Estudantes que deram a vida pelo que acreditavam, não só pelo sonho deles, mas para o de todos!
E desde muito tempo a memória não é o nosso forte. Em 1950, depois de tudo que sofrera com o conflito, o povo paulista ainda apoiou Vargas nas eleições diretas. Cabecinhas...
Não quero de forma alguma parecer sectário ou defender qualquer "pseudo" soberania de São Paulo. Só quero passar por este episódio que quase não lembramos. Poderia sim postar outra história de como o egoísmo, o desejo de poder e a vaidade das pessoas são responsáveis pelos males do mundo. Ou ainda, como a comunicação de massa pode gerar conflitos e colocar grandes multidões contra ou a favor de qualquer coisa.
Muito mais teria para contar sobre esse episódio e muito pouco se ouve falar sobre ele. Hoje não sei se o feriado Paulista de 9 de Julho nos ajuda ou atrapalha a lembrar da história, mas eu não poderia deixar passar em branco. Uma revolução que vitimou (extra-oficialmente) mais de 1000 pessoas.
Qual é o valor de uma vida? À partir da resposta podemos começar a pensar no valor deste "feriado".

Um comentário:

maureliomello disse...

Sumido, hein? Boas vindas!

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters