segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Qual a função das Assembléias mesmo???

Me afastei por um bom tempo da política (especificamente de Guararema, minha cidade natal), pois meu estômago ainda não estava preparado para continuar questionando e indo contra o que quase todo mundo já se acostumou. Porém depois de participar de uma sessão legislativa na sexta passada (18/12), vi que a Câmara Municipal não funciona (ainda) como um Conselho do Município, como um espaço de discussão da população e sim como um órgão de protocolo da Prefeitura.

Excetuando a postura do Vereador Toninho, heróica na minha opinião, os outros vereadores não entendem que o Legislativo é um órgão diferente do Executivo. A Câmara é um espaço de discussão, para representar as diferentes opiniões da população, por isso ele é um colegiado.

Isso ficou claro para mim quando por 8 votos a 1 a Câmara aprovou em primeira votação (tenho a premonição de que na 2ª votação não será diferente) a expansão de todo o município para Zona de Expansão Urbana e outro projeto que fará a correção do IPTU de forma a acumular todos os reajustes que não foram feitos em 10 anos, de uma vez só para 2010. Carinhas, que triste!

Mas, o mais triste para mim é que dois projetos desta importância foram "analisados" pela Câmara em dois dias e sem a consulta da população.

5 comentários:

Anônimo disse...

Postei isso no Facebook em 29 Nov p.p.: E em Guararema, segundo o Jornal Notícias Regional, o vereador Ivandir Pereira da Silva, Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, declara: "Meu compromisso é com o prefeito. Ele é de confiança." após aprovar remanejamento orçamentário de 50% para o próximo ano. E a população que o elegeu (da qual não faço parte) que vá plantar favas.
O que podemos esperar de uma câmara (com c minúsculo) dessas.

Dois Sinalização disse...

Caro Ricardo
Apesar de tudo isso que estamos vendo acontecer,eu acredito muito na mudança e tenho a plena certeza que dias melhores virão!
Nossos pequenos gestos de cada dia podem provocar uma revolução dentro de uma pessoa,por isso caminharemos sempre a serviço do bem.
Grande abraço
Donizete

Ricardo Moscatelli disse...

Pois é caro Gigli, como podemos nos mobilizar contra isso? Ainda estamos dentro de um absolutismo em Guararema. O poder executivo, "executa", legisla e também tem julgado!
A maioria dos vereadores age como sub-secretário...

Unknown disse...

Também estive da sessão do dia 18/12 e vi oito "Escravos do marcinho".
Lá estavam oito seres desmoralizados, de cabeça baixa, perdidos, sem rumo, sem opinião, sem coragem, sem a fala, mudos, sem convicção, apenas para obedecer a ordem do pequeno fazendeiro.
É preciso lembrar esses senhores: não percam a oportunidade de serem justos e dignos!
Abraço a todos do blog.

Unknown disse...

Infelizmente não pude comparecer à sessão em questão, porém, não me surpreende, você bem sabe, a conduta desses "nobres senhores".
Agora, com a constatação da população que terá que colocar a mão no bolso, quem sabe não teremos uma chance de iniciar a mudança?
É uma esperança!
Abraço a todos.

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters