quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Para que viemos! Para onde vamos!

Como última postagem deste ano quero fazer uma reflexão mais profunda e ousada. Aproveitando esse clima de amor ao próximo, vamos lá!
Estava relutante em escrever ou passar pelo tema do "sobrenatural” ou o Sagrado, pois isso gera muitas diferenças e animosidades, mas faz parte do nosso cotidiano e fez parte marcante deste ano para mim.
Até pouco tempo eu ainda me perguntava qual é o "fio da meada" ou qual o sentido da vida. Somos apenas o fruto de milhões de anos da evolução ou divina criação de Deus?

Por algum tempo oscilei perto do ateísmo, eu era a maior parte do tempo um agnóstico, achando que isso eu nunca iria saber.
Hoje creio em Deus! De uma forma diferente da que eu cria enquanto adolescente ou tempos atrás, mas agora creio definitivamente!
Sempre tentei achar esse caminho, estudando, perguntando e frequentando diferentes templos. Fui achá-lo do outro lado do mundo, em uma viajem que me trouxe um prejuízo financeiro enorme mas um crescimento impagável em muitos setores da minha vida. Não precisaria talvez ter ido tão longe, pois a resposta sempre esteve perto de mim (ou dentro de mim) enfim, as coisas foram como foram.
Ainda quando eu duvidava da existência de Deus eu pensava comigo mesmo: se todos se tratassem com amor e respeito nossa convivência na Terra seria melhor (eu nem me dava conta, mas Cristo já tinha dito isso). Uma religião que estudei diz, se todos se amarem como uma mãe ama a um filho, viveríamos uma revolução e o mundo estaria perto da perfeição. É um pensamento bem simples e verdadeiro, mas difere daquele em que Deus nos castiga se fizermos algo errado, o que sempre me incomodou e que, na minha opinião, nos leva a um lugar distante do altruísmo, do verdadeiro amor.
Concluo também que crer em Deus ou não, não muda o caráter de uma pessoa. Em exemplos extremos, gênios anarquistas (como Bakunin) amantes da humanidade, por princípio eram ateus. Outros (Hitler, Bush e reis cruzados) sempre usaram o nome de Deus para promover guerras, cometendo as mais terríveis atrocidades e genocídios. Ainda acredito que as nossas ações, boas ou ruins, terão consequências, mas isso está longe de ser um castigo ou recompensa (como aprendemos em algumas doutrinas que se intitulam cristãs). Acredito que se você coloca pedras demais no seu carrinho de mão ele fica pesado de se carregar. É uma consequência lógica.
Sempre fiz o exercício de tentar amar a todos, indistintamente, mas ainda perco a paciência, sou preguiçoso, vaidoso e tudo isso me impede de ser um humano melhor. Em todas as minhas preces peço perdão por tudo isso. Quero crer que estou evoluindo, mesmo que devagarzinho, mas isso não tem sido suficiente. Mesmo assim começo a entender para que eu vim e para onde eu vou.

Na prática, para concluir, hoje li no informativo do MST que, segundo a ONU, cerca de 1 bilhão de pessoas está faminta. Isso é um sexto da população mundial. E o que eu fiz para mudar isso?

Que em 2010 eu possa ir para o choque!
As-Salamu Alaikum - Que a paz esteja com você!

Um comentário:

doni disse...

Estamos juntos meu irmão!
Namastê
Doni

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters