domingo, 16 de maio de 2010

NAVEGAR É PRECISO...

Guga (meu Pai) e Plínio em Guararema, SP
Gosto da comparação da nossa vida como se ela fosse um Oceano e nós mesmos como se fôssemos embarcações. O Oceano, cheio de maravilhas e perigos é assim como nossa vida, com tempestades, rochedos e perigos, mas também intenso, "vivo", com a possibilidade das mais belas descobertas, aventuras, formas de vida espetaculares e o desfrute da liberdade e do conhecimento a irmos conquistando.
Usando essa comparação oportuna me lembro que atravessando esse Oceano sempre contei com Faróis que me nortearam nos momentos mais difíceis, para eu não bater em nenhuma rocha, sempre chegando nos Portos em que eu queria chegar.
Os Faróis mais importantes, sem nenhuma dúvida, são os nossos pais, que desde que somos apenas uma Canoa, nos orientam, ensinam os Pontos Cardeais e nos mostram as noções básicas de navegação. Acredito que no início da nossa vida nossos pais, além de faróis,  sejam como Capitães, que conduzem por um tempo nossa embarcação até que tenhamos condições de "tocar o barco".
Meu pai, meu Capitão Mor, que sempre me ensinou pelo exemplo, sempre foi uma pessoa boa e humilde. E a humildade, infelizmente para mim, foi uma virtude que aprendi tarde a apreciar  de fato como uma virtude. Quando fui saindo da adolescência, fase essa em que você se sente uma "Lancha", veloz e potente, mas sem equipamento de navegação adequado e sem experiência. Nessa fase quando você é (no máximo) um Imediato arrogante, você sempre acha que sabe mais que um bom e velho Capitão do Mar, que já passou pelos trechos mais perigosos que você irá passar. Depois que amadureci (como se existisse esse ponto final) aprendi a admirar mais ainda meu Capitão.
Meu pai, mais do que me falar - seja honesto - ele sempre foi honesto, mais do que me falar que álcool ou outras drogas seriam como cracas e ferrugem no meu casco, ele teve e tem uma vida saudável, livre destas coisas. Na minha educação, meu pai tendo vivido o que ele me ensinava, não foi responsável por criar qualquer confusão no meu caráter em formação. O que ele me ensinava ele vivia, ele fazia.
Lembrando de momentos chave de minha vida, não fosse a boa orientação que recebi de meus pais, certamente teria danificado seriamente minha embarcação, quiçá até afundado.
Ao longo de minha vida "usei" muitos bons Faróis que me orientaram e ajudaram a construir minhas convicções: professores, figuras históricas, pessoas santas e pessoas comuns.
Aprendi também, depois de navegar por alguns anos, a identificar alguns faróis falsos, aqueles que quando você está no meio do oceano, às vezes no meio de uma tempestade, te dão uma referência, um sinal de luz. Então quando você passa a se orientar através deles, percebe que está totalmente perdido e entre rochas, que podem até te afundar. Convém neste caso uma frase de Bakunin, "É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem... Quando seguimos essas luzes incertas é quando entramos numa "barca furada".
Neste ano estamos prestes a embarcar numa grande viajem (Eleições Gerais) e lamento que existam tantos faróis falsos e capitães picaretas. Minha opinião sobre a grande maioria da população é que ela continua sendo seduzida pelas luzes falsas e pelas sereias. Umas que cegam e outras que confundem.
Fiquei aliviado quando foi confirmada a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio à presidência. Alguém que sempre viveu o que pregou e que sempre esteve presente e inflexível na briga por um país justo e igual para todas as pessoas. Ele não está na mídia todos os dias, não tem recursos de empresas privadas e por isso não é comprometido com interesses menores (como os outros dois "grandes"), não é conhecido da grande massa, mas é verdadeiro, é um bom homem, uma boa referência, um bom Farol.

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters