terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reciclagem de nossa postura

Estava eu, levando o "lixo" reciclável no posto de coleta de um super mercado, que fica a cerca de 500 metros de casa (pois em São Paulo ainda não existe coleta regular de recicláveis, por absurdo que pareça), quando no meio do caminho, já com os braços cansados pelo volume que se acumulou de semanas, vejo uma senhora com o porta malas de seu carro aberto, arremessando uma porção de papéis na rua, ali, bem na minha frente. Fosse minha esposa no meu lugar já teria xingado, olhado com cara feia, devolvido os papéis para a senhora, mas eu, meio tímido, numa mistura de respeito pelo grau de evolução daquele ser e o pensamento de que eu estava fazendo minha parte, só resmunguei, "que falta de educação", falando comigo mesmo.
Depois de uns passos a mais fiquei pensando se deveria ter parado, depositado todo o volume que eu carregava no chão e incluído aquela porção de papéis e levado tudo comigo (estaria "ensinando" pelo exemplo), se deveria ter falado educadamente para aquela senhora que aquilo não era prudente, certo ou educado ou ainda ter passado direto e ficar remoendo depois. Pois é, escolhi a terceira opção, quase inconsciente, mas fiz, afinal de contas minha carga estava muito pesada e eu não planejei aquele momento...
Por mais que eu respeite (ou tente respeitar) as pessoas pela forma que agem, quando se trata do coletivo, ou seja, da nossa influência na cidade, no bairro, na rua, deveria existir esse sentimento coletivo, que não existe. Muitas pessoas ainda são egoístas e pensam (quando pensam), no máximo, é só em suas famílias.
Que o poder público não cumpre o papel dele nós já sabemos, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Mas e nós cidadãos, estamos cumprindo com o nosso papel? Caraca meu, quando vamos perceber que estamos todos no mesmo barco???
Essa reflexão vai desde não jogar um papel de bala no chão até pensarmos em políticas públicas eficazes, para uma melhor qualidade de vida para todos. Transporte, Segurança, Saúde, Meio Ambiente, tudo isso deve estar em nossas mentes e em nossas reivindicações.
Proponho que, se virmos algo errado, nos pronunciemos sempre! Como faz um amigo meu de Guararema, SP, o Sérgio Gigli, pegando no pé da administração municipal, com fotos, e-mails, no Facebook, Blogs etc.
Imaginem se todos fizermos isso, vai ser uma revolução, uma boa revolução!

WWF

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!

Arte para Crianças e para todos!

Algumas Preferidas!

Arquivo Algumas Preferidas

# (Brasil) Luiz Gonzaga - Programa Radiola
# (Jamaica) Skatalites - Guns of Navarone
# (Chile) Illapu - Que Broten las Palabras
# (Canada) Rush - The Trees
# (Brasil) Paulinho da Viola - Foi um Rio que passou em Minha Vida
# (Austrália) Hoodoo Gurus - Come Anytime
# (Brasil) Toquinho - O Caderno
# (Austrália) Midnight Oil & Warumpi - Blackfella-Whitefella
# (EUA) Tracy Chapman - Fast Car
# (Cuba) Buena Vista Social Club - Chan Chan
# (Inglaterra) Yusuf Islam (Cat Stevens) - Morning Has Broken
# (EUA) Moby - Lift Me Up
# (Russia) Tchaicovsky - 1812, Abertura
# (Mali) Salif Keita - Moussoolou
'

MESTRES

"As qualidades ou virtudes são construídas por todos nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos"

(Paulo Freire)

.

"Desfruta a terra, mas sem possuí-la. Por falta de iniciativa, os homens estão onde estão, comprando e vendendo, desperdiçando a vida como escravos."

(Henry David Thoreau)

.

“É melhor a ausência de luz do que uma luz trêmula e incerta, servindo apenas para extraviar aqueles que a seguem.”

(Mikhail Bakunin)

.

“Mais do que amor, do que dinheiro, do que religião, do que fama, do que justiça, me dê a verdade.”

(Henry David Thoreau)

.

"Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?"

(Guimarães Rosa)

.

“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”

(Gandhi)

.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante."

(Albert Schwweitzer)

.

"Saibam que, antes do que se pensa, de novo se abrirão as grandes alamedas por onde passará o homem livre, para construir uma sociedade melhor."

(Salvador Allende)


Ajude a Wikipedia a continuar dividindo conhecimento

Wikipedia Affiliate Button
free counters